- Fazer um levantamento sobre as drogas (tipos, nomenclaturas, efeitos no organismo, classificação legal e acessibilidade). Pesquisar sobre os efeitos sociais, formas de como abordar com o tema e lidar com as situações ligadas aos usuários, ao jovem, a família e a escola entrelaçado-os na luta contra e conscientização sobre o perigo das drogas
Fazer um levantamento do perfil da comunidade ou da sociedade (esfera abordada e contexto geral) onde a escola está inserida e fazer um confronto com o perfil geral de usuários e suas histórias - Fazer um levantamento na comunidade e na sociedade sobre: os índices de acidentes de transito, roubos, mortes e violências de muitas naturezas; registrada nas delegacias da região que foram agravadas pelo consumo de drogas (com ênfase no álcool e nas drogas ilícitas) ou que seus autores foram identificados como usuários a fazer um levantamento socioeconômico dos autores desses atos
- Confrontar ou identificar a proximidade dos casos na vida dos envolvidos da comunidade escolar e ressaltar a importância de abordar o tema constantemente na escola a levantar a bandeira contra as drogas em projetos de conscientização, prevenção e controle
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
.:.:. MeToDoLoGiA .:.:.
A METODOLOGIA CONSISTIRÁ EM:
O.o .objetivos. o.O
OBJETIVO GERAL
Conscientizar sobre o perigo que são as drogas, lícitas e ilícitas. E estabelecer relações entre esse perigo e a vida com reflexo na saúde (física, mental e social) de usuários, a identificar o prejuízo nas relações entre amigos e familiares. E identificar o uso de drogas como um estopim de várias outras formas de violência encontradas na sociedade como: violência domestica, nas ruas, no transito; tudo com a grande perda de valores (humanos e sociais) com graves conseqüências sociais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conscientizar sobre o perigo que são as drogas, lícitas e ilícitas. E estabelecer relações entre esse perigo e a vida com reflexo na saúde (física, mental e social) de usuários, a identificar o prejuízo nas relações entre amigos e familiares. E identificar o uso de drogas como um estopim de várias outras formas de violência encontradas na sociedade como: violência domestica, nas ruas, no transito; tudo com a grande perda de valores (humanos e sociais) com graves conseqüências sociais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer e identificar as várias tipologias e espécies de drogas, a explorar os seus efeitos no organismo;
- Saber denunciar quando identificar a divulgação ou incitação ao uso e/ou procurar ajuda e tratamento para os usuários;
- Conhecer o que esta por trás, na frente (contra ou a favor) ou as determinações legais e penalidades do uso, divulgação e venda de drogas lícitas e ilícitas. Bem como identifica muitos porquês que estão por trás de toda questão drogas em nossa sociedade.
domingo, 5 de outubro de 2008
O meu sentir ao tratar do tema.
O desejo em descatar e estudar este problema é devido uma grande tristeza ao ver o que ocorre hoje com muitos jovens e ao sofrer em relembrar quantos amigos se perderam por esse caminho de álcool e drogas. Os efeitos são devastadores e com conseqüências a todos, a pessoa, familiares, amigos e comunidade. A escola vive abordando o tema em vários níveis de ensino, mas mesmo assim a resistência de alguns ainda é pouca. O tema é muito rico onde livros, revistas e filmes tratam do assunto de muitas maneiras e para muitos leitores. Alguns que podem me auxiliar no estudo do problema estão a seguir:
Revista Nova Escola. Capa: Drogas - Só a escola não quer ver. Edição 205, set 2007. 8 pg.
BRAUN, Ivan Mario. Drogas – Perguntas e Respostas. 220 págs., Ed. MG,
TEIXEIRA, Gustavo. Drogas – Guia para Pais e Professores. 224 págs., Ed. Rubio.
MASUR, Jandira e CARLINI, Elisaldo. Drogas - Subsídios para uma Discussão. Ed. Brasiliense.
FILMOGRAFIA
- Trainspotting, Escócia, 1996
- Diário de um Adolescente, EUA, 1995
INTERNET - www.mundoestranho.com.br/drogas
As drogas, um desafio a todos.
Como resido no Núcleo Bandeirante a menos de dois anos e nasci e vivi grande parte de minha vida no Guará. Tenho como minha comunidade o Guará, mesmo por que não saio deste local. A minha família e amigos estão todos lá. Logo vejo que enfrentamos muitos problemas relacionados com a violência (nas ruas, nas escolas e no trânsito), mas não será diretamente a violência um ponto a tratar. O problema que destaco é a relação do jovem (o de idade escolar) com as drogas (licitas e ilícitas). Não é de hoje que a escola aborda o tema, porem é visível a crescente de usuários. Vejo em proximidades de escolas alunos fumando cigarro (muitos menores de 18 anos), a relação com o álcool é outro agravante e existe um visível aumento de usuários de maconha no guará. É possível ver seja de dia ou a noite jovens fumando e percebe que alguns totalmente despreocupados. Isto é preocupante porque o álcool e as drogas ilícitas é um trampolim para violência.
O guará
A cidade-satélite do Guará é conhecida ter vários calçadões destinados à prática de Cooper e caminhada. Com 58 praças poliesportivas, sendo uma praça para cada 800 habitantes num total de 112 mil moradores, revela um certo incentivo ao esporte e ao lazer em lugar de uma grande ociosidade. Os jovens (10 a 24 anos) são aproximados 30,33% da população do Guará em 1999, 33.995 de um total de 112.078 em estimativa em 2008 esse total chegará a casa dos 130mil. (Fonte: IBGE,2000) Em escola possuem um numero total de 37 escolas. São 12 particulares e 25 públicas, onde dessas públicas 8 são escolas classes, 11 centro de ensino fundamental, 4 dentro educacional, 1 ensino especial e 1 ensino infantil. Existe espaços, bibliotecas, salas e auditórios espalhados na cidade, mas em muito fechados a comunidade como um todo. Deixa de existir um melhor aproveitamento de um espaço que pertence a todos.
sábado, 4 de outubro de 2008
Brasília monumental.
Brasília é assim. Cheia de monumentos, grandes, intrigantes, ao longe muitos são possíveis ver, com certa imponência, uma beleza, ordem e desordem. Existem histórias por trás de alguns dos monumentos de Brasília, o seu formato, a sua posição, a própria construção. Percebo desta maneira muitos monumentos vistos de longe são magníficos e maravilhosos. Realmente encanta quem os observa, mas à medida que se aproximam as percepções mudam e no momento que esta ali, muito próximo ou dentro consegue-se ver o que de feio existe por trás da beleza vista de longe. Está feiúra pode ser expressa de muitas formas.
Da mesma maneira vejo a cidade assim, quando observada de longe muitos a olham de forma encantadora e bela, mas apenas quando existe uma significativa aproximação ou o estar totalmente inserido aqui pode se percebe todas as feiúras que existe em nossa cidade.
(Não sei de por inspiração própria ou por ter ouvido ou lido algo assim)
Certo momento falei: Brasília uma cidade monumental é linda e bela, mas apenas se vista de longe.
Da mesma maneira vejo a cidade assim, quando observada de longe muitos a olham de forma encantadora e bela, mas apenas quando existe uma significativa aproximação ou o estar totalmente inserido aqui pode se percebe todas as feiúras que existe em nossa cidade.
(Não sei de por inspiração própria ou por ter ouvido ou lido algo assim)
Certo momento falei: Brasília uma cidade monumental é linda e bela, mas apenas se vista de longe.
Os três "D".
Ao refletir sobre algumas questões de minha cidade, lembrei de uma conversa que tive com umas colegas de trabalho, uma recém-chegada em Brasília e outra vinda de outro Estado, mas morando já a algum tempo aqui. Pergunte a elas em qual "D" elas estavam. O povo daqui tem está historia dos três "D" como estado de espírito de alguém que vem para o DF. Estes três "D" representam o primeiro o Deslumbre, a pessoa chega aqui é se encanta e acha bom bonito, (ooh Brasília); o segundo "D" é de decepção, é aquele justo momento que a ficha cai e a pessoa pergunta: o que estou fazendo aqui?, percebe tudo de ruim que acontece por aqui e as faltas de o que fazer em certos momentos. Algumas pessoas não experimentam este "D" e as que o conhecem descobre em tempos diferentes. Alguns assim que chega, depois de um deslumbre de alguns minutos em seguida incorpora o 2º"D"; e por fim o terceiro "D" que é o de decisão ou deslumbrada ou decepcionada a pessoa tem que decidir: Ou fica ou foge? É um momento crucial. Parece que muitos optam em ficar por desejo ou força maior. Procure você que está no DF ou conhece alguém que morou por aqui: Pergunte se a pessoa sentiu ou conheceu algum desses três "D". Muitos de quem eu comentei essa história dizem emocionadíssimos que vivem os dilemas dos três "D".
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
A minha casa o meu lugar.

Onde resido?
Brasil - Distrito Federal – Cidade Satélite: Núcleo Bandeirante (onde eu moro, hoje) e Guará (onde nasci, cresci e minha mãe reside, logo, não saio de lá. Sabe por que não é?)
Resido na capital federal de nosso imenso país.
A observar o DF por ser a capital (quarta maior cidade, Fonte: IBGE,2007), possui todos os problemas de uma como: Violência (nas ruas e no trânsito), Transporte Público deficiente e ineficiente, Saúde precária, moradores de ruas por falta de uma assistência e abandono/descaso como falta de politicas publicas destinadas a este fim, falta de emprego e oportunidades para alguns, poluição em alguns ou muitos pontos da cidade, acumulo e mal uso de lixo entre muitos e muitos outros problemas.
Não tenho muito conhecimento de outras cidades do Brasil através de visitas ou experiências. O que sei li em livros, revista, assisti em televisão ou ouvi em relatos (porque o DF é um lugar que tem gente de todo o canto do Brasil e de muitas partes do mundo), logo o aqui existe muitas semelhanças com cidades do Brasil no quesito problemas e deficiências, porém mesmo com tudo isto aqui no DF existe o algo a mais ou um algo especial que a encanta e desperta a paixão de alguns.
Brasil - Distrito Federal – Cidade Satélite: Núcleo Bandeirante (onde eu moro, hoje) e Guará (onde nasci, cresci e minha mãe reside, logo, não saio de lá. Sabe por que não é?)
Resido na capital federal de nosso imenso país.
A observar o DF por ser a capital (quarta maior cidade, Fonte: IBGE,2007), possui todos os problemas de uma como: Violência (nas ruas e no trânsito), Transporte Público deficiente e ineficiente, Saúde precária, moradores de ruas por falta de uma assistência e abandono/descaso como falta de politicas publicas destinadas a este fim, falta de emprego e oportunidades para alguns, poluição em alguns ou muitos pontos da cidade, acumulo e mal uso de lixo entre muitos e muitos outros problemas.
Não tenho muito conhecimento de outras cidades do Brasil através de visitas ou experiências. O que sei li em livros, revista, assisti em televisão ou ouvi em relatos (porque o DF é um lugar que tem gente de todo o canto do Brasil e de muitas partes do mundo), logo o aqui existe muitas semelhanças com cidades do Brasil no quesito problemas e deficiências, porém mesmo com tudo isto aqui no DF existe o algo a mais ou um algo especial que a encanta e desperta a paixão de alguns.
As minhas cidades Núcleo Bandeirante e Guará têm muitos dos problemas que o DF tem só que em grau menor ou maior em determinados aspectos.
Numa analise geral gosto daqui por que não conheço muito bem o mundo e as cidades que conheci pelo Brasil foram boas, mas quando voltei senti em meu coração a alegria por estar de volta. Amo minha cidade, amo meu país (em certos momentos com um pouco de vergonha) e o meu desejo é de mudar fazer algo para melhorar. O meu lugar é aqui, é aqui que devo melhorar.
Numa analise geral gosto daqui por que não conheço muito bem o mundo e as cidades que conheci pelo Brasil foram boas, mas quando voltei senti em meu coração a alegria por estar de volta. Amo minha cidade, amo meu país (em certos momentos com um pouco de vergonha) e o meu desejo é de mudar fazer algo para melhorar. O meu lugar é aqui, é aqui que devo melhorar.
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
Início, meio e fim. Será?
Pensar sobre a complexidade levanta a idéia que os processos de construção do conhecimento e o desenvolvimento das ciências nada tem de simples, superficial e óbvio. Analise, reflexão, conexões, interações, crítica e síntese cada vez maiores, mais abrangente e com profundidade constituem este pensar na atualidade ampliando nossa consciência sobre o eu, o outro e o mundo. Buscando com isto tranceder e avançar sempre o pensamento. Como vivemos no mundo e em um tempo de rápidas transformações, mudanças, grandes contrastes e diversidades pensar de forma fechada, algo que sanou-se e chegou ao fim não condiz com tempo, mundo e ciências na atualidade. Sempre terá algo a saber, a conhecer, a desvendar, a desmentir e etc. Nada está concluído ou acabado, bem como nada originou-se do zero absoluto. Não existe verdades absolutas. Estamos no MEIO (no desenvolver) sempre a buscar o FIM (a conquista total do conhecer) que abre as portas para um novo INICIO.
domingo, 31 de agosto de 2008

Redescobrir
*Elis Regina **Composição: Luiz Gonzaga Jr.
*Elis Regina **Composição: Luiz Gonzaga Jr.
Como se fora brincadeira de roda, memória
Jogo do trabalho na dança das mãos, macias
O suor dos corpos na canção da vida, história
O suor da vida no calor de irmãos, magia
Como um animal que sabe da floresta, perigosa
Redescobrir o sal que está na própria pele, macia
Redescobrir o doce no lamber das línguas, macias
Redescobrir o gosto e o sabor da festa, magia
Vai o bicho homem fruto da semente, memória
Renascer da própria força, própria luz e fé, memória
Entender que tudo é nosso, sempre esteve em nós, história
Somos a semente, ato, mente e voz, magia
Não tenha medo, meu menino bobo, memória
Tudo principia na própria pessoa, beleza
Vai como a criança que não teme o tempo, mistério
Amor se fazer é tão prazer que é como se fosse dor, magia
Como se fora brincadeira de roda, memória
Jogo do trabalho na dança das mãos, macias
O suor dos corpos na canção da vida, história
O suor da vida no calor de irmãos...
Para quem desejar ver o vídeo de abertura da novela Ciranda de Pedra ou mesmo o videoclipe da musica Redescobrir de Elis Regina (muito bom!) na íntegra vai ai um link do site youtube onde consiguirá assisti-los e apreciá-los. Vale a pena!
Assinar:
Comentários (Atom)


